05/02/2015

Batalha: Se eu Ficar (Livro X Filme)

Olá querido leitores, esse é um novo quadro aqui no blog, que vou comparar os livros e suas adaptações cinematográficas e no final comentarei qual e o MELHOR, se o livro tem uma essência que o filme não consegue "extrair", o se o filme conseguiu complementar a historia, mas já aviso que todas as batalhas haverão spoiler, aconselho não ler o post se não leu o livro... E para começar o quadro, eu escolhi o livro e filme Se eu Ficar!



  Titulo: Se eu Ficar                    Titulo: Se eu Ficar   
Autora: Gayle Forman               Direção: R. J. Cutler
         Edição: 2014                      Roteiro: Shauna Cross  
       Editora: Novo Conceito           Produzido: Alison Greenspan 
                                          Paginas: 208          Atores: Chloë Grace (Mia) e Jamie Blackley (Adam)

Comparando:

  • O cast (atores) foram bem escolhidos, Chloë Grace têm uma aparência de "certinha", o que ajudou na criação da atuação da personagem e soube também refletir para nos telespectadores as angustias e sofrimento da personagem, também soube passar todo o amor que a Mia sentia em relação ao Adam! Jamie Blackley soube interpretar um rockeiro com uma facilidade, e como Chloë tem uma cara de rockeiro, nas cenas em que ele aparece no hospital podemos notar o desespero do Adam e nas cenas de romance ele mostrou como o Adam e completamente apaixonado pela Mia!  
  • O começo do filme e idêntico com do livro, apresentando os personagens: a família da Mia... O acidente também não houve alteração! 
  • Uma das cenas que houve uma pequena diferença foi a da enfermeira dizendo que a Mia tem o controle, no filme a enfermeira diz antes das cirurgia no começo do filme, já no livro ela diz depois da Mia  ter enfrentado a cirurgia é também durante uma visita dos avós de Mia... Foi um ponto positivo para o filme pois no livro isso demora a acontecer.
  • Flash back do filme além de serem mais interessantes do que o do livro, tem mais cenas românticas enquanto no livro a poucos Flash com o Adam, e cenas que os dois estão dormindo juntos não a no livro, o que deixou o filme bem mais fofo, o que foi um ponto positivo para o filme. 
  • Nas ultimas cenas Adam vai visitar Mia e pede para ela ficar, pedindo que ela não o faça escrever uma musica com isso, no livro eu achei bem estralho pois não havia nem um Flash que explicava a formação das musicas dele, já no filme houve um Flash que complementou o final do filme e do livro, uma mudança que fez mais diferença no livro do que no filme.
  • A ultima cena do filme e livro Mia decide ficar, no filme Mia abre os olhos repentinamente e vê Adam, já no livro ela somente aperta a mão dele, o que no filme fez mais sentido.
Essas foram algumas diferenças importantes entre o livro e o filme, mas que no filme foram complementadas e explicadas no filme.
Eu arrisco a dizer que o filme foi melhor que o livro, acho que as cenas no livro ficavam um pouco cansativas, já no filme foram interligadas! 
    Espero que tenham gostado desse novo quadro e dessa primeira batalha... 

                                                                   
                                                                  Beijos 
                                                             Boa Semana!!
   
   

8 comentários:

  1. Ainda não li e não assistir o filme mas pela resenha vai entrar na minha lista do prox mês :)
    E não perca o SORTEIO do livro que armazém do chef está realizando
    http://armazemdochef.blogspot.com.br/2015/02/livro-selecao-brasileira-de-gastronomia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode confiar, os dois são muito bons e nos fazem refletir um pouco sobre a vida e o que nos espera!!
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Ainda não vi o filme, mas não gostei muito do livro. Nada com a autora ou personagem, é só que esse gênero literário não faz o meu tipo :/
    Pretendo ver o filme em um dia que eu estiver preparada para chorar, porque sei que vou desidratar haha
    Beijos
    http://porummundocommaispaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro realmente é m pouco confuso com as ideias das memorias antigas dela... Não chorei mas é realmente um livro para refletir sobre vida!!

      Beijos!!

      Excluir
  3. Acabei de ver o filme, gostei. Realmente esse filme eu indicaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E um filme para pensar na vida e realmente incrível a historia e atuação dos atores fazendo personagens que sofrem muito!!

      Beijos!!

      Excluir
  4. O segundo livro é muito melhor que o primeiro livro e o filme a concelho a ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li o segundo livro e é bem melhor em vários sentidos! Os personagens amaduraram e a narrativa passou a ser mais leve e as lembranças serem mais interessantes!
      Beijos!! <3

      Excluir