26/08/2016

[Resenha]: Memórias de Julho - Jéssica Figueiredo

Olá, leitores! Quero começar o post fazendo uma simples pergunta: "Você tem verdadeiro amigos?" ou até uma ainda mais fácil: "Você se lembra das suas primeiras amizades? Você gostaria de te-los novamente como amigos para sempre?". O livro que trago resenha hoje nos faz relembrar os bons momentos da infância onde a amizade era pura e sem complicação, a época onde as brincadeiras eram sem malicia e os risos eram de todo coração. Todos tivemos aqueles amigos que se pudesse ser para sempre, seria. Memórias de Julho traz a nos o sentimento de amizade e nos faz sentir falta da infância.
Antes de começar está resenha quero agradecer a Jéssica por me conceder a oportunidade de conhecer estes personagens, essa historia e esse sentimento já esquecido por muitos. Vamos começar?!








Autor: Jéssica Figueiredo 
Editora: Pollo Books 
Edição: 2015
Páginas: 334  

Sinopse: No ano 1992, Recife, um grupo de amigos com oito anos (Marcos, Mari, Mila, Juan, Lucas), se encontram numa cabana em suas férias. A alegria de ser criança é compartilhada por todos, assim como a vontade de permanecer juntos. De um pedido surge a promessa de enterrar seus desejos e suas fotos em um baú todos os anos seguintes. Durante seis anos a promessa é mantida e todos percebem o quanto cada um foi importante durante todo esse tempo. Em julho de 1998 o destino acaba por separá-los. Quatorze anos depois, 2012, Marcos se vê sozinho e em posse do baú. Durante todos esses anos no mês de Julho ele sonha com os tempos vividos naquela cabana. Mas algo estava errado, os sonhos não eram normais. E Marcos então saí a procura dos antigos amigos que havia deixado para trás. Memórias de Julho lhe fará sentir saudade tanto de sua infância como de seus antigos amigos. Mostrará que o tempo pode fazer conosco e o que é verdadeiro fica. Principalmente o amor e a amizade.





Opinião: No inicio do livro somos apresentados a cinco amigos: Marcos, Camila (Mila), Mariana (Mari), Juan e Lucas. Eles estão na segunda série do fundamental e tem suas casas bem perto uma da outra, o que facilita o encontro deles. Todos os anos eles esperam ansiosos pelas férias de julho , pois sempre se encontravam em uma cabana construída pelo pai de Marcos em uma antigo terreno da família. Então, eles resolvem criar um baú onde guardaram fotos todos os anos deles juntos durante as férias de Julho e papeis com desejos para o futuro, assim, poderiam enterrar para no futuro ler os desejos e olhar as fotos. 


A historia se desenrola com os acontecimentos da vida cotidiana deles. Situações engraçadas, tristes e de descoberta. Eles tem suas diferenças e seus problemas pessoais, mas tudo muda quando estão juntos, pois eles se apoiam uns nos outros para ajudar nos problemas para que possam voltar a sorrir novamente. 


Novas descobertas iram surgir e nelas estão incluídas novos amores. Casais se formaram durante a historia entre eles e quando tudo parece durar para sempre o destino prega uma peça que muda o rumo da historia e da vida de cada um. O que eles menos queria que acontecesse, aconteceu, eles se afastaram e seguiram caminhos diferentes. Anos se passam e, agora, cabe a Marcos reunir os amigos novamente para enfim abrirem o baú esquecido no passado. A jornada é longa, mas rumo que cada um escolheu para a vida é surpreendente. 

O livro é narrado em primeira pessoa por Marcos, que faz com que nos sentíssemos bem perto deles e das situações que enfrentavam. A narrativa é leve e te prende nas palavras do inicio ao fim... Temos vários sentimentos presentes a cada página lida, sem dúvidas você irá se apaixonar, rir, chorar e rir de novo. Este é aquele livro que te traz boas lembrança e se iguala a vida real. A autora está de parabéns pelos personagens que nos apegamos rapidamente e pela historia inesquivável. 


Ficou curioso pela historia? Você pode adquirir diretamente com a autora...

                                                          
                                                        Classificação:


Conheça a autora:  

Jéssica Figueiredo desde pequena foi fisgada pelo poder das palavras que existiam em seus livros. O gosto pela leitura foi herdado graças a sua mãe, que sempre a incentivou a ler livros. Quando mais jovem escrevia pequenos quadrinhos para seus pais e gostava de escrever pequenas poesias. Foi no primeiro ano do Ensino Médio que tomou coragem para dar vida às estórias que vinham em sua mente. Ela acredita que as palavras podem ter força suficiente para tocar e mudar a vida das pessoas. É com este intuito que ela escreve. Recifense, atualmente ela estuda Ciências Biológicas Bacharelado na UFPE.
Redes sociais da autora: 

Beijos!!
Boa Semana!!



2 comentários:

  1. Que lindo! Fiquei realmente com vontade de ler *-* Me pareceu tão real, leve e sonhador! Vou procurar adquirir o livro sim, parabéns pela resenha!
    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz!! Esse é um livro que você vai desejar continuação no final!!
      Beijos!!

      Excluir